Môscas

Dentre as muitas espécies de moscas existentes a mosca doméstica é a espécie mais presente em áreas urbanas.             Alimentam-se de produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. A mosca lança uma substância sobre o alimento para poder ingeri-lo, pois não consegue colocar nada sólido dentro do organismo, somente matéria na forma líquida ou pastosa.
            É ativa durante o dia e repousa a noite. Preferencialmente pousam sob superfícies estreitas e longas (fios elétricos, galhos de árvores, rachaduras de paredes, etc.). os locais por elas visitados apresentam manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, provocadas pelo lançamento de saliva sobre o alimento, para que depois possa ser sugado.
                        As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular os agentes em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e pousarem nos alimentos, espalhando-os e dessa forma passando várias doenças.

            - Observações: - Quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido ocorrerá o ciclo de vida da mosca doméstica; - Podem criar-se numa grande variedade de substratos orgânicos quando estão podres, decomposição ou fermentação, tanto de origem animal quanto vegetal; - São ótimas voadoras e deslocam-se a velocidade entre 6 e 8 km/h, embora não pratiquem vôos muito longos e não migrem.