Necessidade do Controle de Pragas ( dedetização ) nos processos de produção
- Consciência da necessidade dos processos de Sanitização;
- O controle de pragas (dedetização) está associado diretamente aos processos de garantia de qualidade na produção de alimentos.
- BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO/ELABORAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - (BPF)
- PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS - (POP)
-PROCEDIMENTOS PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL -(PPHO)
- ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRITICOS DE CONTROLE - (APPCC).
- Obrigação Legal
Portanto, tomem cuidado.
Durante o processo de legalização da empresa dedetizadora , que é longo e demorado, o Município ou Estado cobram muitos documentos, a empresa de dedetização passa por um processo de fiscalização das atividades, antes de ser liberada a licença, e após é visitada anualmente.
Verifique a vigência da licença. Elas valem por um ano. A empresa dedetizadora pode ser desautorizada a funcionar trazendo problemas para o contratante.
O contratante ao vistoriar a licença de funcionamento da empresa dedetizadora deve procurar pelo responsável técnico. Veja o nome sua formação. Pelas novas resoluções e portarias o RT deve estar disponível o tempo todo para responder à questões técnicas para a empresa dedetizadora e para os contratantes dos serviços.
Lembre-se o controle de pragas (dedetização) só pode ser feito por profissional treinado e legalizado. É vedada a prática doméstica e o uso de funcionários pelo empregador para realizar o auto-serviço de controle de pragas. Os produtos para dedetização são de uso profissional e com registro no Ministério da Saúde para essa finalidade.
Fonte:
Site da ecopprag